25 fevereiro 2009

Megavision - O clone de 16bits da Dynacom

Clones de Nintendo 8bits existem aos montes. Na década de 90, uma das principais empresas que fabricavam estes clones era a Dynacom (que aliás, fabrica até hoje!). Mas além dos clones de 8 bits, a Dynacom lançou, em meados de 90, o Megavision, um clone de Mega Drive 16 bits. Por problemas legais, a Dynacom foi obrigada pela Tec Toy a parar de fabricar o Megavision, o que o torna um item pouco comum de se encontrar por aí. Inclusive as informações sobre ele são escassas. Na imagem do início desta postagem, é possível ver uma das propagandas da época, que saíu em revistas como a Super Game Power (clique na imagem para vê-la ampliada).

Abaixo, está o meu recém chegado Megavision:


Seu design é quadradão e é muito parecido com o dos clones NES lançados pela Dynacom. Como sugere a posição dos botões lig/desl, reset e o controle de volume, este é um clone do Mega Drive modelo 1. O que é uma coisa boa. Assim como o Mega modelo 1, o Megavision possui entrada para fones de ouvido em sua parte frontal. O anúncio do início desta postagem diz que ele vinha com fones de ouvido no pacote.


Por falar em pacote, o Megavision era bem completo. Além dos fones, vinha com controle de 6 botões e o adaptador para cartuchos de Master System. O que fazia dele um "console 2 em 1" como diz a proganda. Outra coisa legal, mas um pouco inútil é que o Megavision possui um botão "EJECT", para tirar o cartucho do console, assim como o SNES. A única situação que achei aonde é realmente necessário usar este botão é se você pretende tirar o cartucho usando os pés. Caso contrário, não faz muita diferença.
:4 )
Abaixo, fotos dos controles:




Nesta imagem abaixo, fica claro que ele é compatível com a fonte e o cabo AV do Mega Drive Modelo 1. Além disso, ele conta com uma saída RF no padrão RCA. Ou seja, o Megavision une o melhor dos dois mundos. Pois se por um lado o cabo AV fornece uma imagem melhor, por outro, o cabo para ser ligado na saída RF é bem fácil de encontrar e até mesmo fácil de fazer.


Mas o mais interessante do Megavision é que ele já vem "desbloqueado" de fábrica! Como todos sabem, alguns cartuchos do Mega Drive possuem uma trava que só permite o seu uso em consoles da mesma região que eles. Ou seja, cartucho americano não roda no Mega japonês e vice-versa. Isso quer dizer que com o Megavision é possível rodar todos os jogos japoneses e americanos/brasileiros sem se preocupar em abrir o videogame para fazer o desbloqueio! Para rodar jogos japoneses ou americanos, basta mudar a posição da chave que está na parte de trás do Megavision. Na posição "para cima", o Megavision funciona como um Mega japonês. Mudando a chave para baixo, funciona como Mega americano. Abaixo, a foto da chave seletora:


Jogo Jurassic Park da Tec Toy(que possui trava de região) rodando com a chave seletora no modo japonês:

Mudando para o modo americano:


Apesar de ser um clone, o Megavision não é um modelo capado do Megadrive. Prova disso é o suporte ao Sega CD!


Parte de baixo do videogame:


E para os interessados/curiosos, algumas fotos da parte de dentro do Megavision:




Surpreendentemente, o Megavision é um console de boa qualidade, compatível com todos os acessórios do Mega Drive 1 (exceto o adaptador Power Base) e com uma qualidade de imagem um pouco inferior ao do Mega Drive 1 japonês, mas MUITO melhor do que a do Mega Drive 3 nacional. Somando isso tudo ao fato de vir desbloqueado, o Megavision é a melhor opção de Mega Drive se achado a um preço acessível.

abraçOZ

16 comentários:

Tales de Azevedo disse...

cara, esses videogames "genéricos", possuiam um charme próprio. Acredito que o máximo da Dynacon que joguei foi um clone do NES que um primo meu tinha. Enfim... muito foda o console. Deu até vontade de comprar hehehe

Tião Ferreira disse...

SÃO OS HERÓIS DA INDÚSTRIA NACIONAL.

Fala que é ruim quem NÃO PODE FABRICAR nada.

Deixaram para trás os gigantes da indústria de eletro-eletrônicos, todos no chinelo.

Tenho um DYNASTICK CONTROLLER, confeccionado em fibra de vidro, desde 1987. A placa deteriorou depois de uma enchente, eu a reconstruí e hojeo controle funciona perfeitamente, como no dia em que comprei.

Tenho um HI-TOP GAME da MILMAR, um verdadeiro tanque de guerra.

E dos cartuchos que possuo, a maioria é CCE, nunca deram problema algum em mais de vinte anos.

Creio que se essas empresas tivessem condições financeiras e legais, já estariam derramando no camelô mais próximo de você a versão nacional do XIBOCA!

Gian disse...

esse game é daora, estou procurando um emulador do mega vision, porque quando eu era criança eu jogava e um jogo ficou marcado na minha mente,
quero jogaa!!!

Bruno Oz disse...

Gian, é só usar um emulador de Mega Drive/Genesis. São exatamente o mesmo console.

abraços

Anônimo disse...

wow, muito interessante saber que ouve muitos clones do MD, até a sansung tem uma versão que é identica ao MD1 com o logo dela abaico dos "16 bits", e vendo as fotos desse da Dynacom eu creio que a placa seja quase igual a de um MD nacional, pelo menos a parte de baixo da carcaça é a mesma, sei disso pois tenho um MD2 da tectoy, aqui do meu lado, que na verdade é o MD1 Europeu com um II na frente...

Bruno Oz disse...

O caso da Samsung é um pouco diferente do Megavision. O Megavision é um clone de fato. O MD da Samsung é como o nosso da Tectoy. Ele é oficial da Sega mas representado e montado pela Samsung para o mercado coreano.

abraçOZ

Gustavoc disse...

Eu tenho ele...realmente muito bom.

Jorbson Linhares disse...

cara eu tenho um com 10 cartuchos e tô querendo vender ele realmente é espetacular mais ja tenho um play 3 e quero me desfazer sem que seja jogado fora algum interesse pode me add no msn: jorbinho_94@hotmail.com
valew a atenção

Anônimo disse...

Matei as saudades do meu Megavision. O meu veio com o jogo Bomboy (genérico do Bomberman) para Mega e com um cartucho de Master System com alguns jogos de corrida, acho que dois ou três no mesmo cartucho. Aliás, o adaptador de cartuchos vinha com ele e quando se apertava o botão pause o jogo travava. Péssima localização para um botão. Mas o mais me lembro foi de jogar Sonic que saudades.

Anônimo disse...

boa tarde !

poderiam alguem dizer a voltage da fonte do megavision !

ea polaridade do plugue!

obrigado a todos !

100% Ceilândia disse...

Consegue plugar cabo scart com este videogame?

Unknown disse...

sim trocando a entrada din 5pin por uma din8pin

Unknown disse...

Ei sério vc tem mesmo um??

Unknown disse...

Ei amigo boa noite vc ainda tem esse vídeo game aí??

Anônimo disse...

sega ozisoft au : people with qa or test work

Daniel loz disse...

I require a duty with sega ozisoft au supplied above here , sega in au?